

Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico.
Carlos Scliar
Nacionalidade
Brasil
Nascido em 1920, Scliar desenvolveu um estilo distintivo que mescla a geometria do cubismo com cores vibrantes e temas que refletem a realidade social e cultural do Brasil.
Carlos Scliar é amplamente reconhecido como um dos mestres do cubismo brasileiro, destacando-se por sua habilidade em integrar essa estética com elementos da cultura brasileira.
Armando Moral Sendin dedica boa parte de sua vida a estudos: cursa a Escola de Belas Artes de Priego na Espanha (por volta de 1940); filosofia na Universidade de São Paulo (1945 a 1949); especialização em estética, com Bogumil Jasinowsky, na Universidade do Chile (1950); e, como bolsista do governo francês, estética na Sorbonne, com mestre Souriau (1950 a 1953). Durante suas viagens, trabalha com Gensoli na Manufatura Nacional de Sevres, França, e desenvolve pesquisas com o ceramista Zuloaga e técnicas de cerâmica de origem oriental com Guardiola e com Gonzalez-Marti, na Espanha.
Entre 1954 e 1964, dá cursos de pintura, cerâmica, escultura e desenho em seu estúdio, em São Paulo. Nessa mesma cidade, realiza sua primeira mostra individual, no Clube dos Artistas em 1960. Em 1965, publica um livro didático intitulado Cerâmica Artística. Na década de 80, recebe o Prêmio Ribeiro Couto como destaque do ano em Artes Plásticas (1982).